Encantador, tentador e confiável. Esta é a maneira pela qual os indivíduos narcisista /egocêntricos são antes de tudo. Seja como for, aos poucos, seus objetivos reais vão aparecendo: menosprezar os outros.
Descubra como distingui-los.
Você saberia como perceber um egomaníaco? A condição comportamental egoísta, também chamada de arrogância, é uma condição neurótica descrita por uma confiança excessivamente alta, supremacia sobre os outros e ausência de simpatia. O egomaníaco aceita que é superior aos outros por dentro e por fora.
Podemos experimentar indivíduos egoístas em nossas rotinas regulares, e é valioso reconhecê-los para ficar longe deles. Estabelecer um relacionamento com um egoísta pode, desde o início, ser uma experiência compensadora. Seja como for, ele mostra suas expectativas reais de fazer com que os outros se sintam abaixo da média e explorem as pessoas ao seu redor.
De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, o egoísmo pode ser distinguido através de nove pontos de vista. Isso pode nos ajudar a perceber um egocêntrico obsessivo e evitar um relacionamento prejudicial.
Como perceber um egomaníaco?
1 – Grandeza
Significado é se sentir melhor do que os outros. De acordo com a perspectiva de um egoísta, suas realizações em geral e capacidades são incomparáveis. Nesse sentido, ele faz as pessoas ao seu redor parecerem abaixo do padrão. Os egomaníacos frequentemente falam e andam como se fossem os principais indivíduos do mundo.
2 – Preocupação com o progresso e o poder
Indivíduos egocêntricos estão extremamente preocupados em como progredir em suas vidas. Isso implica que seus maiores sonhos são realizações e poder ilimitados, informações esplêndidas e excelência extravagante.
3 – Crença de ser único
Os egomaníacos se veem como criaturas excepcionais, indispensáveis e especiais. Isso implica que eles apenas estabelecem associações com outros que são únicos. Isso faz sentido por que os egomaníacos aceitam que alguns podem entendê-los ou compartilhar coisas praticamente falando com eles.
4 – Sentido de direito a tratamento especial
Os narcisistas gostam de ser tratados de maneira especial. Eles exigem privilégios, pois sentem que merecem ser tratados da melhor maneira. Tudo isso porque são especiais e, como tal, precisam ser tratados corretamente. Pela mesma razão, você não pode contradizer ou criticar um narcisista.
5 – Respeito profundo excessivo
Egomaníacos são auto importantes e, posteriormente, devem ser apreciados de forma consistente e nos lugares. Dessa forma, eles esperam ser realmente focados e respeitados pelos outros. Procura-se que outros o tratem de maneira extraordinária, sem se preocupar se deve continuamente.
6 – Inveja dos outros
Os egomaníacos muitas vezes serão incrivelmente desejosos de indivíduos que são superiores a eles em alguns aspectos. Isso pode ser ciúme simples ou clandestino. Da mesma forma, eles pensarão constantemente em outras coisas individuais por suas habilidades e realizações.
7 – Falta de compaixão
Uma das características mais marcantes do egoísta é que ele não pode sentir pelos outros. O egoísmo frequentemente torna um indivíduo incapaz de se relacionar com os sentimentos e necessidades dos outros. Isso os torna despreparados para o afeto, eles não têm arrependimento, responsabilidade ou lamento por suas mentalidades negativas.
8 – Explorar os outros para aumento individual
Os egoístas frequentemente exploram os outros para atingir seus próprios objetivos. Eles controlam os outros para utilizar seus ativos, pensamentos, tempo e contatos para atingir seus próprios objetivos. Por esta razão, cada egomaníaco é um regulador, que controla o que está acontecendo ou indivíduo em apoio a si mesmo, não importa quais sejam os resultados.
9 – Ele é arrogante e dominador
Todo narcisista é arrogante e dominador com as pessoas ao seu redor. Para um narcisista, tudo o que eles dizem ou fazem é correto, por isso deve ser considerado e aceito sem questionamentos. Essa atitude faz com que os narcisistas imponham suas ideias aos outros.